16 de agosto de 2021 (Segunda) 10h

ACESSE AQUI

 

MEDIAÇÃO LITERÁRIA

LITERATURA EM XEQUE

para público adolescente

com Sueli Cagneti (Itajaí/SC)

Sueli 2.png
Logo_Libras.png
Youtube.png

Ver, rever, repensar ideias a partir de contrapontos de (e entre) textos literários juvenis, como estímulo para olhares mais críticos e melhor capacidade leitora. A abordagem se direciona a um público leitor menos contemplado - adolescentes e pré-adolescentes - no âmbito das práticas de mediação literária.

A partir da leitura de textos (mini contos, poemas, fábulas antigas e modernas, narrativas visuais, etc.) pré-selecionados pela mediadora, com diferentes visões sobre uma mesma temática, propõe-se reflexões e discussões, a partir desses confrontos, colaborando para o alargamento do olhar, para possibilitar que os leitores desenvolvam capacidade crítica e múltiplos pontos de vista.

Sobre Sueli: Sueli de Souza Cagneti é formada em Letras, mestre em Literatura pela UFSC, doutora em Literatura pela USP, fez seu pós-doutorado na Itália. Suas pesquisas centram-se na Literatura Infantil e Juvenil e seus resultados já foram apresentados no Brasil, China, México, Cuba, Irã, Índia, Portugal, Colômbia e por aí vai. Sua pesquisa foi pioneira ao reler os contos de fadas na sua relação com a pós-modernidade, ao aprofundar o debate sobre a ilustração e a construção da narrativa visual, ao garimpar a literatura infanto-juvenil, relacionada à cultura indígena, africana e afro-brasileira. Sua história como escritora é composta de oito livros, seu trabalho de pesquisa ao longo dos anos vem sendo indicador do novo para as escolas brasileiras, estimula a curiosidade e inspira leitores, educadores e pesquisadores da Leitura e Literatura não só no Brasil, mas também pelo mundo.

Duração aproximada de 80 minutos a se dar através do canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura.

Turmas escolares podem agendar pelo e-mail redeativarede@gmail.com sendo melhor recomendado para público a partir de 11 anos e adultos interessados (educadores, pesquisadores, mães e pais, mediadores, etc.).

Acessível em Libras - Língua Brasileira de Sinais.